sexta-feira, 12 de dezembro de 2014
Abaixo a ditadura da beleza!
Antes de começar quero esclarecer que este texto não tem nenhuma pretensão de ser apelativo, pelo contrário, seria melhor vê-lo como um desabafo de uma mulher que vive em uma sociedade hipócrita e cheia de sujeira escondida por debaixo do tapete!
Comecemos com os absurdos que vemos todos os dias estampados em capas de revistas e jornais. Mulheres se submetendo a procedimentos cirúrgicos, perigosos e invasivos, que alteram o corpo, fazendo com que as especificidades e características de cada uma sejam perdidas.
Precisamos preservar nosso corpo, desacorrentá-lo e livrá-lo das garras dessa ditadura da beleza. Beleza costumava ser algo abstrato, algo particular e diferente para cada pessoa, mas agora desde novinha a menina inocente começa a se questionar o porquê de não se parecer com a Barbie ou com a princesa da história, desde pequena lhe impõem um padrão, onde para ser bonita e aceita ela deve ser magra. Essa é a sociedade que estamos formando, garotas cada vez mais obcecadas pelo corpo perfeito, que desde cedo estão dispostas a fazer sacrifícios para atingir o padrão aceitável.
O número de relatos de distúrbios alimentares entre crianças e adolescentes só cresce e a grande maioria dos pais continua incentivando, ainda que inconscientemente, esse tipo de comportamento. Até quando vamos assistir nossas filhas deixando de comer para ficarem cada vez mais magras? Até quando vamos suportar as notícias de procedimentos estéticos e cirúrgicos que deram errado colocando a vida do paciente em risco?
Não podemos privar ninguém de sua felicidade! Qual o problema de uma gordinha ir a praia usando um biquine? Ela, assim como os brancos, negros, héteros e homossexuais, tem todo o direito de ser feliz e se sentir bem consigo mesma, pelo simples fato de ter recebido o maravilhoso presente que é viver.
O que realmente precisamos é valorizar o que temos e principalmente como somos. O mundo precisa de menos preconceito e mais amor a si e ao próximo.
Beijos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Apesar de ter um blog sobre o meu emagrecimento, sempre prego que é possível ser gordinha e estar saudável. gordofobia é um problema sério e muitas pessoas mascaram o preconceito por trás do discurso de saúde. eu emagreci porque eu realmente precisava e comia super errado, mas tenho muitas amigas que não tem nenhum problema de saúde e se alimentam super bem. enfim, parabéns pelo blog, já estou seguindo.
ResponderExcluirObrigada!
ResponderExcluirÉ bem verdade...à conta da beleza fazem-se grandes asneiras..que muitas vezes é tarde demais para voltar atrás...
ResponderExcluirIsabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt
Isabel Sá
http://brilhos-da-moda.blogspot.pt